dicas para combater a procrastinação

5 dicas para combater a procrastinação

Você é daquele tipo de pessoa que gosta de deixar tudo para depois? Isso pode lhe render atrasos e muito estresse. Muitas pessoas têm o hábito de postergar tarefas, e isso acaba causando diversos problemas na rotina diária. Conheça algumas dicas para combater a procrastinação e saiba como superar o problema usando a sua agenda personalizada MasterColor!

O que é procrastinar?

Provavelmente, você já tenha deixado para mais tarde tarefas muitas vezes fáceis de cumprir. Quanto a isso, não há problemas. As dificuldades aparecem quando isso se torna um hábito e quando as tarefas se acumulam e o prazo para concluí-las termina.

Ansiedade, insegurança, insônia, mal-estar, entre outros sintomas são comuns, mas não são necessários. Outros problemas podem surgir, como o atraso nas tarefas de outras pessoas e falta de credibilidade quanto ao seu trabalho.

Cada pessoa tem seus próprios motivos que levam à procrastinação: insegurança com as suas próprias capacidades, autoestima baixa, falta de gestão do tempo, falta de concentração, autossabotagem, preguiça, responsabilidades acima do normal, etc.

Como superar a procrastinação?

O significado de procrastinar é bem simples: deixar para depois, adiar tarefas ou ações para além do prazo previsto. O problema pode ser evitado com pequenas mudanças na atitude, como usar uma agenda ou instrumento de organização de tarefas e do tempo disponível e ser mais realista quanto ao tempo disponível.

Veja outras dicas para combater a procrastinação:

1) Organize-se

Organize seus horários e o seu espaço. Se pretende estudar, crie um cronograma semanal, com horários fixos e organize o seu material. No caso da rotina de trabalho, deixe a sua mesa sempre limpa e apenas com o material que irá usar, para evitar distrações. Tenha uma agenda de compromissos com horários fixos e abertos, e considere ainda compromissos como lanche ou saída para ir ao banco – se você precisa de tempo para fazer isso, ele deve ser reservado em sua agenda.

2) Esforce-se para cumprir o que prometeu

Crie listas, lembretes e qualquer outro recurso que ajude a lembrar seus compromissos, para sempre cumprir aquilo com que se comprometeu ou aquilo que decidiu fazer. Nem sempre dá para confiar na memória e hoje há muitos recursos para você utilizar.

3) Envolva outras pessoas de modo positivo

Você não tem que abraçar o mundo e centralizar tarefas. Delegue aquilo que pode ser delegado a outras pessoas – como funcionários, filhos, esposa/marido, etc. E quando não conseguir fazer algo sozinho, peça a ajuda e mantenha o foco na solução e não no problema.

4) Tenha foco em você

A procrastinação sempre vem acompanhada de um sentimento de culpa e impotência. Se você procrastinou, não se sinta culpado, mas sim busque resolver a situação e cultivar hábitos melhores. Cuide mais de você, do seu bem-estar, da sua saúde e tudo mais, pois muitas vezes as pessoas procrastinam porque não estão no seu melhor e há situações externas interferindo.

5) Utilize uma agenda personalizada

Uma agenda pode ser a solução de um procrastinador e é uma das principais dicas para combater a procrastinação. Pode ser levada a qualquer lugar, possui datas e horários, informações relevantes e escrever à mão ajuda a pessoa a memorizar melhor os compromissos.

A Master Color possui diversos modelos de agendas, que você pode ainda personalizar com a identidade visual da sua empresa. É uma ótima forma de cultivar a boa gestão do tempo no ambiente de trabalho. Acesse este link e confira as novidades.