Como usar uma agenda de forma assertiva

Como usar uma agenda de forma assertiva

Muito se fala atualmente sobre gestão do tempo. E não é por acaso: esta é uma das competências mais desejadas pelas empresas entre os profissionais do mercado de trabalho. Trabalhar assertivamente com o tempo depende de cada profissional, mas impacta na produtividade de projetos e demandas produtivas.

É por isso que as empresas buscam ainda capacitar seus colaboradores e incentivar a gestão do tempo com recursos como agendas eletrônicas integradas, aplicativos de gestão de projetos e ainda criando agendas impressas personalizadas e cadernos personalizados para anotações. Veja alguns modelos de agendas produzidas pela Master Color de agendas corporativas ideais para a gestão de tempo de qualquer pessoa.

Agenda e produtividade

Saiba, desde já, que uma agenda não deixa a pessoa mais produtiva, mas sim o uso dela é que pode transformar a sua rotina por completo. Desta forma, é importante manter a sua agenda sempre atualizada e sempre consigo, independentemente do profissional que você é e da sua área de atuação.

Não importa também se utiliza aplicativos e agendas eletrônicas integradas com a equipe – tem uma agenda à mão é importante ainda para fazer anotações importantes e demandar tarefas. Isso evita a procrastinação e dá à pessoa a possibilidade ainda de coordenar tarefas pessoais e profissionais em um mesmo recurso.

Confira aqui algumas dicas da Master Color para evitar a procrastinação.

Crie prioridades entre as suas tarefas

Uma forma de trabalhar a sua agenda fazendo a gestão do tempo é criando as suas demandas por prioridades, executando as tarefas urgentes com mais dedicação e as tarefas menores em seguida. Sabendo o que é mais importante e menos importante dá a capacidade para você gerenciar melhor o tempo disponível.

Crie metas em médio, logo e curto prazo

Este é um dos grandes princípios da gestão de tempo. Uma agenda não se faz apenas de compromissos, mas de metas e de um plano de ação assertivo. Coloque em pauta as ações que o deixam mais próximo dos seus objetivos e determine um cronograma semanal. Desta forma, terá vitórias progressivas e conquistará suas metas.

Delegue tarefas

Uma das premissas da gestão do tempo é não centralizar demais as responsabilidades. Para ter mais tempo e utilizá-lo com assertividade, assuma apenas as demandas que puder cumprir e delegue tarefas que não são necessariamente uma preocupação só sua, ou seja, as que podem ser desempenhada por outras pessoas que tenham a ver com estas ações. Isso gera confiança e faz com que possa se dedicar ao que realmente é importante.

Tenha uma agenda integrada

Muitas pessoas não conseguem fazer a gestão adequada do tempo porque não conciliar tarefas de diferentes naturezas, por exemplo, tarefas pessoais e tarefas profissionais. Utilize a mesma agenda para a sua rotina diária de modo integral – assim, não marcará diferentes compromissos para o mesmo período e o seu tempo pessoal não ficará em segundo plano em relação às tarefas profissionais.